IRS

O que é o IRS?

  O IRS em Portugal é um imposto obrigatório cobrado pelo Governo aos rendimentos de pessoas singulares.     Pessoas singulares somos todos nós, sendo excluídas deste imposto as pessoas colectivas que são as empresas,     associações, etc. A título de curiosidade, IRS significa Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares.

    Este imposto aplica-se aos rendimentos que temos ao longo do ano, devendo ser pago no ano seguinte ao ano     a que se referem: por exemplo o IRS de 2011 é devido em 2012 e deve ser entregue uma declaração de rendimentos     para que se calcule o imposto devido. No entanto, ao longo do ano são efectuados descontos nos vencimentos e     noutras situações, as chamadas retenções na fonte, que funcionam como um pagamento adiantado que é efectuado     no momento em que se obtêm esses rendimentos.

    Mas nem tudo são retenções e pagamentos. Existem também algumas categorias de despesas que têm benefícios     fiscais, por exemplo despesas de saúde, educação, etc. que funcionam como deduções ao imposto, reduzindo     o valor do IRS a pagar. Para tirar partido destes benefícios fiscais deve pedir as respectivas facturas na     altura do pagamento destes produtos e serviços, com a sua identificação, e incluí-los na sua declaração de rendimentos.

    Se no cálculo do imposto devido se verificar que foram efectuadas mais retenções que as necessárias,     há lugar a um reembolso do IRS caso contrário será necessário efectuar um pagamento adicional.

1 comentário

  1. rogerio silva

    quero saber o irs de 2012

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>